Mercado Beira-Rio

Sabores, tradição e cultura

\\ Texto Maria Amélia Pires
\\ Fotografia ©Miguel Oliveira

Após um rigoroso processo de reabilitação, o Mercado Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, reabriu ao público, não só com as estruturas modernizadas e mais apelativas, mas também com um conceito renovado, que manteve os estabelecimentos de que dispunha, adicionando, porém, outros, em prol da dinamização da cidade. O novo espaço com cerca de 1000 m2, cuja exploração foi entregue, por 30 anos, à sociedade Fachada Oceânica pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, é um pólo de atração para a comunidade local e turistas, uma vez que à venda de frescos, atividade que se faz no local há 80 anos, aliaram-se os espaços gastronómicos e um cartaz cultural dinâmico. A pensar também em toda a região circundante, o Mercado Beira-Rio pode ser o ponto de partida para experiências turísticas marcantes.  

O Mercado Beira-Rio combina a gastronómica contemporânea com a venda de produtos frescos e com experiências culturais e turísticas.

Localizado na marginal de Vila Nova de Gaia, debruçado sobre o rio Douro e instalado num edifício emblemático da cidade, o Mercado Beira-Rio reabre portas com um novo conceito que combina a gastronomia contemporânea com a venda de produtos frescos e com experiências culturais e turísticas. Os estabelecimentos pré-existentes – como as bancas de frutas, legumes e talho, e os típicos cafés e lojas de artesanato – mantiveram-se. Viram, porém, os seus espaços modernizados, passando agora a conviver com restaurantes modernos, bares de vinho e cerveja e lojas de doçaria tradicional. Serão agora também testemunhas das atividades culturais levadas a cabo, como música ao vivo, exposições de arte, recitais de poesia e eventos temáticos sazonais que acontecerão durante todo o ano e que serão uma mais-valia para o incremento dos seus negócios.

Nos mais de 1000 m2 do Mercado, que vai funcionar com horários alargados e gerar perto de cem novos postos de trabalho, estão presentes 47 espaços comerciais, oferecendo 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior. Entre os estabelecimentos, estão os novos espaços gastronómicos que dão primazia à cozinha portuguesa. Os visitantes poderão deliciar-se com o suculento leitão do Restaurante O Forno do Leitão do Zé, com o bacalhau do chef Manuel de Almeida, no restaurante Bacalhau do Porto, ou então com as magníficas tábuas de queijos e enchidos nacionais da Queijaria Portuguesa, etc. 

Nos mais de 1000 m2 do Mercado, estão presentes 47 espaços comerciais, oferecendo 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior.

A estes juntam-se, entre outros, os petiscos com costela alentejana do Barriga Negra, as sandes de presunto da Taxca, os hambúrgueres da Alta Burguesia e os pratos vegetarianos do da Terra. Há também espaço para os sabores internacionais, desde as famosas piadinas italianas da Piadina Mia, o sushi e ceviche do Sushi no Mercado e os croquetes da Kroquet. Os doces também estão presentes nos tradicionais chocolates e gelados da Arcádia, nas especialidades da Miss Pavlova e nos brigadeiros do Brigadão. A loja de vinhos e um bar com marcas do universo Sogrape, o espaço Super Bock Beer Experience, assim como os cafés Boundi disponibilizam os complementos das iguarias.

E porque Vila Nova de Gaia, a vizinha cidade do Porto, e os lugares limítrofes têm muitos encantos, a empresa Do’roland, também instalada no Mercado Beira-Rio, poderá proporcionar experiências verdadeiramente inesquecíveis, por terra (aluguer de segways), por mar ou rio (passeios de barco), ou pelo ar (viagens de helicóptero). Depois dos olhares cheios de paisagens, poder-se-á regressar ao Mercado, à beira-rio, onde os sabores, a tradição e a cultura convivem num só espaço.

PARTILHAR O ARTIGO \\