Red Frog

Discreto, mas nas bocas do mundo

\\ Texto Maria Amélia Pires
\\ Fotografia Direitos Reservados

Recentemente, o Red Frog foi eleito o 92.º melhor bar do mundo pelo The World's 50 Best Bars.

Parece uma rua como outra qualquer. E seria, de facto, se não houvesse um sapo vermelho numa porta discreta. Tão discreta que facilmente passa despercebida. Eis as direcções: Lisboa, Rua do Salitre n.º5 A, junto à Av. da Liberdade, porta com o sapo vermelho que dá acesso a uma cave.

Sendo um bar com conceito de speakeasy, a porta está fechada. O conceito remonta à época da Lei Seca de Londres e Nova Iorque. Os estabelecimentos que vendiam álcool ilegalmente eram conhecidos como speakeasies, sendo, por isso, obrigatório falar-se (speak) com cuidado (easy) sobre tais sítios para não alertar as autoridades.

Toca-se, então, à campainha. A simpatia é desde logo evidente, assim como notória é a elegância do espaço, em que tudo tem uma razão de ser. A luz ténue, a música, as indumentárias dos barmen, os sapos de louça, uma porta secreta a que se acede empurrando uma das paredes, a água aromatizada com gelo servida à chegada para limpar o palato e muitos outros pormenores fazem jus aos maravilhosos cocktails clássicos ou de autor servidos com muita arte.

As viagens de Emanuel Minez e Paulo Gomes, os dois sócios do Red Frog, serviram-lhes de inspiração. Viajaram pelo mundo inteiro para perceberem todo o tipo de conceitos, de modo a realizar um trabalho único a nível nacional. E é certamente único, porque em dois anos de existência já conquistou diversos prémios, entre os quais Melhor Bar do País e Melhor Menu de Bar por dois anos consecutivos (2015 e 2016) pelo Lisbon Bar Show.

Desta vez foi o mais notável. Recentemente, o Red Frog foi eleito o 92.º melhor bar do mundo pelo The World's 50 Best Bars, uma lista divulgada anualmente que apresenta os melhores bares do mundo, votados por 500 especialistas internacionais da área. Os 50 primeiros foram anunciados no início do mês de Outubro, sendo que The American Bar, em Londres, foi eleito o melhor dos melhores.

Apesar de speakeasy, o Red Frog andará cada vez mais nas bocas do mundo, já que Emanuel e Paulo continuarão a trabalhar para melhorar a posição no ranking

PARTILHAR O ARTIGO \\