O Matadero Madrid, centro de criação contemporânea da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto espanhola, acolheu, no Armazém 16, o novo núcleo de experiências imersivas MAD (Madrid Artes Digitales). Um revolucionário espaço de desenvolvimento cultural digital, único em Espanha e na Europa, onde a mais recente tecnologia está ao serviço das práticas artísticas mais inovadoras. Uma zona criativa que experimenta a imersão através de projeções audiovisuais, holografia, realidade aumentada e virtual para criar uma nova relação entre arte e sociedade.
E a estreia não podia ter tido melhor anfitrião. Quando, a 4 de março, abriu as suas portas, o MAD contou com uma produção de grande formato baseada na obra do pintor Gustav Klimt, que foi visitável até dia 27 do mesmo mês.
Com projeções de grande formato, num local com mais de 2000 m2, o público de todas as idades teve oportunidade de mergulhar na vibrante Viena do final do século XIX para quase se sentir parte das telas que o pintor criou e dos edifícios que decorou, desfrutando de uma experiência 3D com óculos de realidade virtual e ferramentas interativas.
Um revolucionário espaço de desenvolvimento cultural digital, único em Espanha e na Europa
Recorde-se que Gustav Klimt (1862-1918) é um dos artistas mais aclamados de todos os tempos, autor de algumas das obras mais conhecidas e valiosas da história da arte, como O Beijo, 1907-1908, possivelmente o seu quadro mais famoso, ou O Retrato de Adele Bloch-Bauer I, também chamado de A Dama Dourada ou A Dama de Ouro, de 1907. Com uma estética inconfundível, a sua obra é fundamental para compreender a evolução da pintura para a modernidade, o que levou Klimt a ser também uma referência da moda e da estética até aos nossos dias.
Criado em 2006 e localizado no antigo matadouro e mercado de gado da cidade, o Centro de Residências Artísticas (Matadero) é uma zona de grande valor patrimonial e arquitetónico de Madrid. Nos seus diferentes armazéns desenvolve-se uma extensa programação composta por exposições, teatro, festivais, música ao vivo, cinema e projetos audiovisuais, conferências, palestras e workshops, residências artísticas, programas educativos e atividades para famílias. Uma pequena cidade dedicada à cultura, para visitar, nas margens do rio Manzanares.