Villas&Golfe Moçambique
· Hotel · · T. Redação · F. Nick Bayntun

Vila Foz Hotel & Spa

Refúgio oitocentista

PMmedia Pub.
O objetivo era oferecer mais do que o Porto do rio, do centro histórico e dos monumentos. Afinal, a cidade estende-se até ao mar. E a Foz é miradouro do Atlântico por excelência. Bairro tradicional da cidade, começou por ser porto de pesca e só no século XIX se tornou estância balnear dos habitantes da cidade e dos arredores. A Avenida Montevideu transformou-se com o tempo numa das passagens mais nobres da zona, onde as famílias das classes mais abastadas construíram os seus palacetes para passarem o verão e se banharem nas águas terapêuticas, ricas em iodo, que iam ganhando fama. 
O Vila Foz Hotel & Spa nasce numa dessas glamorosas mansões oitocentistas, na primeira linha de mar, naquela que, ainda hoje, é uma das mais emblemáticas artérias portuenses. Mas só isso não era suficiente. «Sabíamos que para trazer valor a este projeto, respeitando a história e a integridade desta magnífica casa e do bairro onde se integra – mas, ao mesmo tempo, alargando a capacidade de alojamento da nossa unidade –, teríamos de nos associar aos parceiros certos e fazer um trabalho exemplar lê-se no site. Assim aconteceu. O projeto de arquitetura ficou a cargo do Gabinete Miguel Cardoso Arquitecto, «para quem o desafio consistiu na projeção de um hotel onde o presente nos remetesse para o passado, mas com a comodidade e a modernidade dos nossos dias». Já o design é assinado por Nini Andrade Silva, reconhecida designer de interiores, de prestígio internacional, que assegurou «o respeito pela época arquitetónica do palacete de finais do século XIX, mas imprimindo-lhe uma contemporaneidade arrojada e mantendo os seus habituais elevados padrões de requinte». O resultado está à vista.

O Vila Foz Hotel & Spa nasce numa dessas glamorosas mansões oitocentistas, na primeira linha de mar.

Além do edifício principal, foi ainda construído outro, mesmo ao lado, discreto, de linhas simples, que recebeu as mesmas texturas e elementos arquitetónicos do palacete, ficando harmoniosamente integrado no espaço. De destacar ainda o Metrosidero, uma árvore centenária, espécie protegida, típica desta zona da cidade, que fez com que todo o projeto de arquitetura tivesse de ser desenhado à sua volta. Como se pode ver, aqui todos os detalhes contam. Eis o Vila Foz Hotel & Spa, um refúgio de bem-estar a poucos minutos da cidade que fervilha.
Redação
T. Redação
F. Nick Bayntun