Villas&Golfe Moçambique
· Resort · · T. Maria Cruz · F. Edson Azevedo

Fazenda Irmãos Chaves

Com cheiro a terra quente e produtos locais


PMmedia Pub.
A aventura começou em junho de 2019, a cerca de 250 km de distância de Luanda, quando os Irmãos Chaves iniciaram o projeto Fazenda Irmãos Chaves, na região da Lucala, na província do Cuanza Norte, em Angola. A empresa familiar dedicava-se à construção civil e promoção imobiliária, contudo, diversificar a atividade e ter um projeto direcionado para a área agrícola era um dos seus objetivos. Começaram por produzir café, mandioca, hortícolas, produtos muito férteis na região. E cedo se aperceberam, com as várias visitas a outras fazendas, que «apesar de haver um forte investimento na área agrícola, as pessoas não têm apostado tanto na vertente turística e de lazer». Foi nessa altura que decidiram «conciliar o projeto do agronegócio com o turismo rural», conta-nos um dos seis irmãos, António Chaves.

A Fazenda Irmãos Chaves, na região do Lucala, na província do Cuanza Norte, abriu portas ao turismo em Abril de 2022

Quando o projeto agrícola arrancou pensou-se logo na construção de uma casa – espaço este que cresceu e deu origem ao que hoje conhecemos por Lodge da Fazenda – o edifício que alberga as dez suítes, salas de estar e jantar, cozinha, sala de jogos e ginásio.A decoração de interiores contou com o bom gosto de António – ele que outrora se dedicou à advocacia, mas que há 15 anos abandonou a profissão para gerir os negócios de família, aventurando-se em Angola. Na hora de escolher as peças decorativas procurou incluir o artesanato local, assim como móveis e pinturas de artistas nacionais, grande parte adquiridas ao longo de dois anos, por forma a conceder um toque mais africano ao Lodge, não descurando pormenores modernos, que lhe confere a ideia de um projeto internacional.  
Do setor da construção e da promoção imobiliária, os irmãos chaves diversificaram para o agronegócio e o turismo

O início da atividade turística começou em abril de 2022, altura em que receberam os primeiros clientes. «Para já temos dez suítes, mas a intenção é crescer com bungalows, vamos usar aquelas tendas de glamping, tudo muito ligado à natureza, mas com o máximo conforto possível, sem desvirtuar a paisagem existente», revela. E acrescenta, «para fazer face a todo o investimento feito na propriedade tem-se vindo a desenvolver a área da agricultura, e, agora, com o turismo, entrará mais receita». O edifício Lodge da Fazenda ainda alberga um restaurante que trabalha na base de reservas, com produtos da propriedade, desde a carne (cabrito, leitão, pato e galinha), às hortícolas. Até o pão é confecionado no local, maioritariamente com farinha de mandioca. 
Ali se produzem grande parte dos produtos essenciais para uma alimentação saudável. E o objetivo vai passar por fazê-los chegar a Luanda ou até exportar para fora do país. Ou seja, fazer disto um modelo de negócio e não apenas para consumo próprio do grupo Irmãos Chaves. «Neste momento temos 250 funcionários na Fazenda. Temos um compromisso local de contratar gente daqui. Falamos de pessoas que não tinham nenhuma referência nesta área e estavam no desemprego, a quem demos formação, e hoje trabalham connosco de forma exemplar.» 

 Até ao momento, foram investidos neste projeto 25 milhões de dólares 

Atualmente, estão também a construir o campo de paddle e o campo de futebol. E até na capela existente na fazenda, que já foi homologada pela Igreja local, vai ser possível realizar cerimónias religiosas, como casamentos e batizados. A ideia dos Irmãos Chaves é transformar este lugar num espaço não só de produção agrícola, mas também de lazer e de diversão.Mil hectares de terra fértil deram origem à Fazenda Irmãos Chaves, nos quais se destacam 250 de produção de café, 50 de mandioca, 50 de palmeira-de-dendê, que dá origem ao óleo de palma, entre outros produtos. E a grande aposta vai passar pelo café, por ser um commodity que «nos vai direcionar para um mercado de exportação, uma vez que tem cotação internacional».Os Irmãos Chaves chegaram a Angola há 15 anos para dar continuidade à atividade de construção civil e promoção imobiliária, já existente em Portugal. Hoje, além dessas duas áreas, também o agronegócio e o turismo vieram complementar o portfólio da empresa. A Fazenda Irmãos Chaves é um projeto com muito para crescer. Repleto de natureza. De cor. De gentes da terra. E de ar puro...
T. Maria Cruz
F. Edson Azevedo